Programa de Aceleração de Aprendizado na Trilha do Conhecimento

SOBRE O PROGRAMA

Este programa favorece o desenvolvimento do aprendizado de crianças e adolescentes em distorção idade/ano escolar, com foco nas Inteligências Múltiplas e na Educação por Princípios, através das seguintes ações: aceleração de leitura, pesquisa em biblioteca, oportunidade de participar de jogos que estimulem o raciocínio lógico e atividades recreativas. Assim, veremos os mesmos trilhando o caminho do conhecimento e longe das drogas e situações de risco/vulnerabilidade.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

Este programa funcionou como “projeto piloto” com algumas oficinas no decorrer de 2019, porém ainda não dispomos de recursos humanos e financeiros para desenvolvê-lo na íntegra.
Precisamos de mais voluntários para as oficinas específicas, assistente social e psicopedagogos para realização da triagem e avaliação psicopedagógica no intuito de direcionar a criança/adolescente para a oficina que melhor atenda às suas necessidades e/ou dificuldades.
Necessitamos ainda de um profissional (pedagogo) que acompanhe o trabalho pedagógico desenvolvido pelos oficineiros, no sentido de orientar a prática na busca do alcance dos objetivos.
Uma das alternativas pensadas para 2020, é contatar as Universidades locais para iniciar o trabalho de estágio em algumas oficinas. Estes alunos estagiários poderão acompanhar o trabalho, propor e elaborar atividades e jogos para serem desenvolvidos pelos oficineiros, como também colaborar na aplicação dos mesmos, avaliando o alcance dos objetivos.
Outra ação prevista como desdobramento do Programa será a Roda de Conversa com as famílias das crianças/adolescentes atendidos para apoio em suas dificuldades de convivência familiares e/ou questões pessoais. Essa roda será coordenada por psicanalista, psicólogo e musicoterapeuta.